O HERMETISMO EM 10 TÓPICOS

“
O hermetismo emprega símbolos e metáforas, exprimindo o que a palavra é incapaz de significar.
“
- Soteriologia do hermetismo: A soteriologia para o hermetismo inclui o conhecimento (gnose) da teologia e da filosofia (erudito); astrologia, alquimia e magia (popular); por meio teoantropocósmico.
- Tradição e experiência: O hermetismo exclui qualquer sistema. Não há qualquer estrutura sistêmica. Sua tradição se baseia na experiência.
- O hermetismo e a originalidade dos problemas: O hermetismo não advoga nenhum problema levantado como unicamente seu ou originário dele. Amiúde, os problemas não são novos nem originais. As soluções devem ser consideradas em sua totalidade, visando sempre a comunicação com o divino.
- O hermetismo e o racionalismo pensante sensorial e esotérico: O hermetismo se distingue da filosofia grega racional, do pensante lógico-sensorial ou de qualquer filosofia ou ciência esotérica.
- A linguagem simbólica e metafórica do hermetismo: O hermetismo emprega símbolos e metáforas, exprimindo o que a palavra é incapaz de significar.
- O hermetismo não forma uma confraria religiosa sacramental organizada hierarquicamente: O hermetismo não tem qualquer ideia de igreja, confraria, sacramentos ou hierarquia. Tampouco sua prática de oração está ligada a um culto específico. Aqueles que o aceitam e o praticam fazem segundo sua capacidade.
- O hermetismo é holístico: o cosmo forma uma unidade com partes interdependentes. O conhecimento é unitário. Todas as ciências e disciplinas são interligadas, ligando-se por vínculos de afinidade.
- O hermetismo é teofilosófico, gnósico-epistemológico: não há distinção entre religião (eusebeia) e filosofia, ciência e filosofia, transformando-se em uma única ciência, consistindo no conhecimento do cosmo em sua totalidade.
- A teologia do hermetismo: Deus é o Bem, o Pai, Demiurgo, Mente, Incontingente, Abscôndito, Transcendente-Imanente, revelando-se unicamente aos que o procuram.
- A teleologia: O fim último da ciência é a gnose. A finalidade de todo ser humano é retornar a Deus, ser deificado, imortalizado.
Para o hermetismo:
- Deus, Poimandres, é a Mente (nous, espírito) da Soberania Absoluta, Pai, Sumo Bem, Demiurgo;
- Ubiquidade: Deus é ubíquo (onipresente, imanente e transcendente);
- Seidade: Deus é o Si-mesmo, o Self, o Selbst: não criado, cria; não manifesto, se manifesta através de sua criação;
- O nous (espírito) compreende a totalidade das coisas reais;
- Sendo nous (espírito), Deus habita em todos os seres humanos;
- A natureza essencial do ser humano é divina;
- Assim, os seres humanos também partilham da natureza de Deus: bondade, soberania, geração, espiritualidade, mentalidade e divindade;
- A palingenesia se dá por meio de um pensamento ou conceito correto.
“Sub verb. HERMETISMO. In: ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1986. p. 5709-5710.”